domingo, 16 de junho de 2013

ANSELMO MENDES apresentou os seus vinhos no Bocados





 Sexta feira, no nosso restaurante, o prestigiado enólogo e produtor Anselmo Mendes, deu  a conhecer à crítica especializada, as novas colheitas dos seus vinhos das zonas dos vales do Minho e Lima e ainda uma nova referência, um tinto provado em amostra de casco, feito com predominância das castas Vinhão, Borraçal, Alvarelhão, Cainho. As uvas são provenientes das zonas melgacense e limarense e a sua designação é de Pardusco. Um tinto leve e fresco, que pode ser uma boa alternativa ao rosé,  para os dias quentes que se aproximam.
 O evento constou da apresentação e prova das várias referências do produtor nestas regiões, Muros Antigos vinho verde 2012 (alvarinho e loureiro); Muros Antigos (loureiro) e (alvarinho); Contacto (alvarinho) 2012; Curtimenta 2011 e 2012; Parcela Única 2011 e 2012 (esta última colheita, em amostra de casco) e o já referido Pardusco.
Os vinhos do jantar foram Parcela Única 2011 acompanhou queijos de cabra e vaca envoltos em massa quebrada. O salmão fumado com salada fresca alinhou com Curtimenta 2009. Para os espargos bravos com presunto de Ponte de Lima, escolheu-se um Contacto 2008. O Muros de Melgaço 2009 alinhou com cogumelos assados no forno com toucinho fumado. A empada de pintada  foi servida com Muros Antigos 2005. E a carne de novilho de raça minhota, com batatas novas assadas no forno aliou-se bem com um Parcela Única 2009. Mas também para esta carne, foi servido e apresentado por o enólogo, um novo vinho o Anselmo Mendes. Edição restrita, foram engarrafadas duzentas garrafas. Este vinho constitui o arquétipo de vinho alvarinho para o famoso produtor. Uma preciosidade.

Sem comentários: