segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A copo esta semana


Desde a nossa abertura que sempre facultamos a vertente de vinho a copo. Nem sempre bem aceite, fruto de uma opinião formada assente na experiência do vinho servido a copo em muitas tabernas e restaurantes que era ( e infelizmente ainda será(?)...) sempre do pior que há para servir. Bem, mas nos últimos tempos tempos, tem-se insistido muito na venda do vinho a copo, enaltecendo algumas virtudes deste negócio, entre as quais destaco e que aprovei fruto de experiência própria, que é a oportunidade de durante uma refeição experimentar vinhos diferentes.
Nesse sentido, deixamos aqui a nossa selecção a copo para esta semana. Bom proveito

sábado, 13 de agosto de 2011

Saudades da nossa comida


É bom saber que falam de nós por bons motivos. Ontem soubemos por quem nos visitou, que num avião em que viajava, proveniente da Ásia Meridional, rumo à Europa, a conversa de um pequeno grupo girava à volta de saudades da comida portuguesa. Ouvindo o nome Bocados, alguém que vem a esta casa quando está em Portugal, logo ficou atento às considerações. Mas os motivos eram os melhores: evocavam-nos como local de uma refeição de prazer e memórias. Ficamos contentes por nos trazerem notícias destas.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Arroz no forno à marinheiro


Originária de Espanha, mais propriamente da região de Valência, dá-se por ela não só, espalhada por diversos cardápios das regiões da vizinha Espanha, mas também galgou fronteiras gastronómicas, aportou nos paladares das terras lusas e no outro lado do grande continente latino americano, onde agora os brasileiros (quem havia de ser?) tornaram-se mestres na recreação do prato, assente na máxima de que paella é como coração de mãe: cabe tudo e todos.

Confessamos que francamente nunca nos seduziu muito o terra/mar no mesmo prato. Daí que as preferências recaiam sobre a versão marinheira ou dos animais que se criam e caçam, não esquecendo em ambos os casos um adorno vegetal a preceito.

Falemos hoje, em tempos mais estivais, de uma variante marítima que nestes tempos mais acalorados é sempre mais apetecível. Como em Portugal, a designação da paella verteu num arroz à valenciana, cremos que também, devidos aos ajustes portugueses na sua elaboração, aqui nós tomando esta linha, e a presunção de que ninguém faz arroz em Portugal como no Minho ( David Lopes Ramos dixit) também pegamos em algumas espécies vindas do mar e apresentamos neste Verão, esta versão de um ARROZ NO FORNO À MARINHEIRO.